Salve Maria!

Sejam bem vindos!!

quinta-feira, 5 de maio de 2011

MAIO, MÊS DE MARIA E DO ROSÁRIO


Maio, mês de Maria, é convite para olhar o céu em homenagem à Mãe de Deus. Daí a certeza da proteção divina para nossos passos nesta dificil ascenção a que somos convidados. A razão de nossa confiança filial em Maria é que Jesus, depois de nos ter dado tudo que podia, ainda na cruz nos deu Nossa Senhora!
Filha predileta do Pai, sacrário do Espírito Santo e Mãe do Filho de Deus (cf. LG, 53), a Virgem Maria é a discípula-missionária mais perfeita do Senhor (cf. DA, 266). Para ser missionário, primeiro é preciso ser discípulo. Quanto mais radicalmente discípulo, mais missionário.

Somos convidados a descobrir em Maria sua alma missionária e apostólica. Mãe do Missionário por excelência do Pai, Nossa Senhora veio ao mundo com um desígnio missionário. Ao dar-nos o Salvador, ela colaborou diretamente na Obra da Redenção. Consagrou-se inteiramente à Pessoa e à obra de seu Filho.
A exemplo de Maria discípula-missionária, sejamos também nós generosos na resposta ao chamado de Deus, consagrando toda a nossa vida a serviço da evangelização.
Aproveitemos o mês de Maria e mês do Rosário para lembrarmos de todos os nossos irmãos espalhados pelo mundo inteiro rezando o Rosário Missionário que tem como objetivo rezar pela paz no mundo e pela conversão de todos os homens. As cinco cores diferentes representam os cinco continentes e evocam a intenção pela qual se deve rezar.

• A cor verde recorda a África, com suas florestas e tam¬bém a esperança do crescimento da Fé cristã, graças também aos missionários que lá se encontram.
• A cor vermelha lembra as Américas, por causa da cor da pele dos primeiros habitantes, os índios, (“os peles-vermelhas”, como foram chamados na América do Norte) e também o sangue dos mártires, derramado por estes povos na época da conquista destas terras pêlos europeus e nos nossos dias. Mártires de ontem e de hoje.
• A cor branca representa a Europa, terra da raça branca. É também o continente que tem a presença do Papa, o grande mensageiro e missionário da paz.
• A cor azul lembra a Oceania, continente formado por muitas ilhas e necessitado de missionários, mas que já envia seus missionários para outras ter¬ras, inclusive para o Brasil. É também o continente da ecologia, ou seja, o que mais luta pela preserva¬ção da natureza.
• A cor amarela representa a Ásia, continente da raça amarela, berço das antigas civilizações, cul¬turas e religiões. Lá se encontra quase metade da população do planeta e a menor porcentagem de cristãos. Vivem os extremos da riqueza e da pobreza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário